Semana Meio Fio de Pesquisa e Ação

A Semana Meio Fio de Pesquisa e Ação foi transmitida pelo Youtube, no canal oficial do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), partindo das seguintes questões: Onde estão as mulheres na Arte e na Cidade? e O lugar da mulher na Arte Contemporânea. Iniciando no dia 22 de Novembro, e seguindo até o dia 26 do mesmo mês, a programação ainda dividiu-se em temáticas específicas, com convidados relacionados a elas, em cada um de seus dias.  

O Projeto foi contemplado pelo edital de Mentoria do Programa Acreditar do IFCE, tendo como mentorados os alunos Jonh Coutinho, Flávia Holanda e Renata Froan, e como mentor o professor Dr. Herbert Rolim; relacionado ainda ao Programa de Mestrado em Artes do IFCE; e a Cátedra Nômada, fricções entre Arte + Gênero + Memória + Cidades, idealizado e organizado pelas professoras pós-doutoras Lilian Amaral e Silvana Nascimento, do núcleo Diversitas, da FFLCH da Universidade de São Paulo.  

Na abertura da semana (22), mediada pela Vice Líder do grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação e Coordenadora do núcleo de Africanidades Brasileiras, Cecília Calaça, tivemos como foco “A mulher negra na arte contemporânea” e como convidadas a professora doutora Sandra Petit, coordenado do grupo Africanidades Cearenses NACE e também professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará UFC; e o pós doutorando em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará Guilherme Marcondes; discutindo a relação entre Raça e Gênero na arte contemporânea. Encontro no qual além do debate, tivemos a exposição de diversas obras artísticas.Disponível no seguinte link: SEMANA MEIO FIO DE PESQUISA E AÇÃO: o lugar da mulher na arte contemporânea. Disponível no seguinte link: SEMANA MEIO FIO DE PESQUISA E AÇÃO: o lugar da mulher na arte contemporânea.

 

No segundo encontro (23), mediado pela mentoranda Flávia Holanda, artista e pesquisadora, estudante do curso de licenciatura em Artes Visuais (CLAV) pelo IFCE, tivemos como tema “Mulheres Cartógrafas e A/r/tógrafas”, contando com a participação das convidadas Núbia Agostinha, professora, mestra, doutora e artista, formada em Artes Visuais pelo IFCE e Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará; e Sara Nina, que possui graduação em Artes Plásticas e licenciatura em Artes Visuais, sendo especialista em educação inclusiva e também mestra em Artes Visuais, além de ser mãe e trazer essa questão junto do debate; Nós pudemos acompanhar a apresentação de suas pesquisas artísticas e teóricas, pensando suas relações com a produção, o corpo, a educação e a cidade. O debate e as produções podem ser vistas no seguinte link: "Semana Meio Fio de Pesquisa e Ação: onde estão as mulheres na arte e na cidade?"

 

No terceiro encontro (24), contamos com a presença dos três mentorados, Flávia Holanda, que já foi apresentada aqui; Renata Froan, que além de licencianda em Artes Visuais pelo IFCE, artista e pesquisadora, também é formada em Jornalismo pela Unifor; e Jonh Coutinho; artista, pesquisador e produtor cultural, licenciando em Artes Visuais pelo IFCE; no qual tivemos como tema “ Mulheres artistas, pesquisadoras e educadoras no acervo do grupo Meio Fio”, encontro no qual foi apresentado os resultados parciais da pesquisa realizada, tendo como pergunta disparadora “Qual o lugar da mulher na arte contemporânea?”. A discussão se encontra presente no link a seguir: "Semana Meio Fio de Pesquisa e Ação: onde estão as mulheres na arte e na cidade?"

O quarto encontro (25) teve como título “Mulher/Corpo/Cidade” e contamos com a participação de Ana Clara Mendes, Narah Adjane, Maria Vitória e Sheryda Lopes, artistas que estudaram no CLAV e possuem suas poéticas relacionadas com o espaço urbano, aqui contamos com a mediação da mentoranda Renata Froan. O encontro foi riquíssimo, no qual pudemos acompanhar diversas obras das artistas citadas e suas perspectivas sobre a ocupação do espaço urbano. A gravação encontra-se disponível em: Semana Meio Fio de Pesquisa e Ação: onde estão as mulheres na arte e na cidade? 25.11.2021
 

No quinto e último encontro (26), apresentamos a exposição produzida e disposta no espaço do Meio Fio, com a fala dos artistas integrantes sobre os processos e significações das obras, sobre a exposição mais informações podem ser encontradas na postagem anterior, no seguinte link: Meio Fio na Cátedra Nômada; O debate e as obras também podem ser acessadas no link a seguir: Semana Meio Fio Pesquisa e Ação: o lugar da mulher na arte contemporânea

Semana Meio Fio de Pesquisa e Ação Semana Meio Fio de Pesquisa e Ação Reviewed by meiofiodepesquisaeacao on março 05, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.